Área do Cliente

Notícias

Consignado privado: 7 em cada 10 das empresas aprovam novo modelo de crédito, mas 38% encontram barreiras para uso do recurso, revela Serasa Experian

Falta de conhecimento (31%), receio sobre o entendimento (38%) e burocracia (27%) são os principais entraves para a gestão do novo Crédito do Trabalhador

Uma pesquisa da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, revela que embora o consignado privado seja bem avaliado pelas empresas, na prática, ainda possui desafios. De acordo com o levantamento, 69% das companhias entendem que o novo modelo é positivo e contribui para a democratização do crédito no país. No entanto, as respondentes ainda encontram barreiras sobre o uso do recurso – 38% alegam ter receio de como o novo Crédito do Trabalhador será entendido e utilizado pelos funcionários, 31% apontam falta de conhecimento e 27% sentem dificuldade com os processos burocráticos de gestão do RH sobre o benefício.

Segundo a pesquisa, 16% das empresas afirmam enfrentar falta de recursos, seja de tecnologia ou de pessoas, para gerir o consignado privado, o que reforça a necessidade de processos mais estruturados e um suporte adequado para que o benefício seja implementado de forma eficiente e segura.

De acordo com Délber Lage, CEO da SalaryFits, empresa da Serasa Experian, "a adoção de novas tecnologias, como plataformas de gestão para o novo consignado privado, é fundamental para evitar a sobrecarga das áreas responsáveis e problemas sistêmicos, como comprometimento de renda ou falhas no reporte de valores. Além disso, o aprimoramento da comunicação interna sobre o recurso diminui dúvidas e mitiga o risco de uso do crédito para colaboradores".

Na prática, apesar dos desafios, os dados mostram que a maioria das empresas já vêm se movimentando para orientar seus colaboradores sobre o tema. Segundo a pesquisa, 84% das companhias afirmam ter oferecido informações e treinamentos às equipes e responsáveis sobre o consignado privado, o que indica que a comunicação interna tem avançado.

Ainda assim, o estudo revela um descompasso no entendimento do consignado dentro das empresas. Enquanto 64% dos responsáveis pela gestão avaliam seu conhecimento sobre o Crédito do Trabalhador como "bom" ou "muito bom", apenas 50% dos funcionários são percebidos com esse mesmo nível de compreensão.

"Ao fomentar o acesso a essa nova modalidade de crédito nas empresas, é fundamental avançar de forma contínua nas ações de comunicação e educação financeira. A falta de conhecimento pode levar o colaborador a contratar produtos com condições menos vantajosas do que o seu perfil permitiria. Por isso, além de explicar o funcionamento do consignado privado, é importante orientar sobre como comparar ofertas e identificar aquelas mais adequadas à realidade financeira de cada trabalhador", finaliza Délber Lage, CEO da SalaryFits.

Metodologia

A pesquisa foi conduzida pela Serasa Experian e ouviu 550 profissionais responsáveis pela gestão de benefícios e descontos em folha em empresas de diferentes portes e segmentos econômicos em todo o Brasil. A coleta foi realizada online entre 12 de setembro e 6 de outubro de 2025. O estudo possui margem de erro de 4,2 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%.

Você também lê esta notícia no site: https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/

Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.

Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.

Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 25.200 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.